A Casa Real espanhola assistiu hoje a um momento histórico, a entrega do Tosão de Ouro à princesa Leonor, de 12 anos, o primeiro ato oficial protagonizado pela herdeira ao trono. A sua mãe, Letizia, recorreu a um conjunto que já utilizou noutras ocasiões, uma criação de Felipe Varela, o seu estilista preferido.
Casaco vermelho com duas laçadas na parte da cintura sobre um vestido de veludo bordeaux com alguns botões na parte frontal, sem mangas e decote justinho ao pescoço. Assim foi o visual, com uma clara inspiração oriental, escolhido por Letizia para a ocasião. Como acessórios, a rainha levou uma clutch com assinatura também do designer espanhol e uns sapatos do tom do vestido, o modelo Debra da marca Lodi. Os acessórios também foram “reciclados” do seu guarda-roupa, uma vez que já foram usados em muitas ocasiões pela mulher de Felipe VI.
Uns brincos de quase dois mil euros
A jóia escolhida pela rainha é uma peça em ouro e diamantes, inspirada nos punhais dos guerreiros árabes. Os brincos, da coleção ‘Loulou Á Marrakech’, da marca Gold & Roses, que custam 1985 euros, foram estreados por Letizia em junho de 2017.
A rainha usou este visual pela primeira vez na sua viagem de estado ao Japão, em abril do ano passado, na cerimónia de boas-vindas no Palácio Imperial e combinou o conjunto com os mesmos acessórios, exceptuando os brincos. Em novembro voltou a usá-lo na sua viagem ao México.
Princesa de azul
Para receber a distinção simbólica, que visa manter a tradição, a princesa Leonor, futura herdeira ao trono, usou um vestido azul muito parecido ao que vestiu na primeira comunhão da sua irmã, a infanta Sofía. A dúvida fica no ar: será que o azul é a cor eleita da princesa para ocasiões especiais? Tal como a de Letizia é o vermelho?