O reino da Dinamarca acordou esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com uma notícia triste: o estado de saúde do príncipe Henrique deteriorou-se. O príncipe consorte interrompeu precocemente as suas férias em Sharm el Sheik, no Egito, para ser internado num hospital de Copenhaga e ali ser acompanhado na sua luta contra um cancro do pulmão.
Através de comunicado oficial, a Casa Real fez saber que o estado de saúde do marido da rainha Margarida inspira cuidados e que, por esse motivo, o filho mais velho, o príncipe Frederico, cancelou a sua viagem à Coreia do Sul. “Neste momento, não há mais informações”, pode ler-se na mesma nota.
A notícia surge dois dias depois de Joaquim da Dinamarca ter confessado, durante um ato oficial que, além de um tumor, o pai teria ainda de tratar uma infeção. O irmão de Frederico, que apresentava um livro sobre gastronomia, adiantou que o pai estava “debilitado”, mas que se encontrava animado.
Recorde-se que o príncipe Henrique se retirou da vida pública em 2016, altura em que a casa real da Dinamarca comunicou que o mesmo sofria de demência.