Antes de Kate ser Catherine, a Duquesa de Cambridge, era aluna da conceituada Universidade de St. Andrews, na Escócia, onde conheceu o príncipe William. O membro da família real britânica recordou essa fase da sua vida numa carta rara, divulgada nas vésperas de uma exposição de fotografia intitulada ‘Victorian Giants: The Birth of Art Photography’, que estará patente na National Portrait Gallery. No documento, descreve aquilo que apreciava enquanto uma jovem estudante de fotografia, e o que pensa sobre a infância. “Este período [era vitoriana] na história da fotografia é do meu interesse há muito tempo. Enquanto aluna da Universidade de St. Andrews, escolhi-o como tema da minha tese de graduação e as fotografias de crianças em particular, que são predominantes na exposição, interessam-me muito”, escreveu. “Estas fotografias permitem-nos refletir sobre a importância de preservar e valorizar a infância enquanto dura. As crianças tinham um lugar especial na imaginação Vitoriana e eram celebradas pelo seu potencial aparentemente sem limites. Esta noção ainda é verdadeira hoje em dia, visto que é a base de muito do meu trabalho oficial e das instituições que escolhi apoiar, e, de fato, do meu papel enquanto mãe de uma família jovem”.
De acordo com o Palácio de Kensington, além de ser a autora do prefácio da exibição, Kate também escreveu as legendas de algumas das fotografias e irá visitar a galeria de arte no dia 26 de fevereiro.
Apreciadora da técnica de criação de imagens há vários anos, a Duquesa deu uso à sua formação na área para tirar as fotos do regresso às aulas do príncipe George e da princesa Charlotte. Aliás, as suas habilidades levaram-na a quebrar a tradição real ao tirar as primeiras fotografias dos filhos juntos.
Kate recorda os tempos de estudante universitária
A agora Duquesa de Cambridge conheceu o príncipe William quando ambos frequentavam a Universidade de St. Andrews, na Escócia.