A avó de Letizia, Menchu Álvarez del Valle, de 90 anos, falou com alguns amigos da Casa da Cultura de Ribadesella e satisfez as suas (e nossas) curiosidades. Fez algumas confidências, ao falar da rainha, de Felipe VI e também da mãe de Letizia, Paloma Rocasolano.
Quando Letizia começou a relação com Felipe, não foi fácil manter segredo. “A minha vida mudou um pouco a partir de aí. Amo a liberdade e a intimidade e aquilo foi uma avalanche de gente, de curiosidade, de fotógrafos. Tudo isto no último ano de vida do meu marido. Não foi fácil . Chegaram a dizer que, uma vez por mês, passava um helicóptero pela minha casa para tirar-me o dinheiro que a minha neta enviava. Tivémos de colocar uma cerca porque até se metiam à janela da cozinha“, revelou Menchu.
Quanto a Felipe, a avó de Letizia não poupa elogios, “O rei é encantador, doce, delicado, mas tem muito caráter e educação. A primeira vez que aqui veio perguntei à minha neta como o traria aqui: ‘esta casa não está pronta para receber um príncipe’. Letizia disse-me que ele tinha feito uma longa viagem e que era um homem encantador, com muita naturalidade e humildade. Considero-o uma grande pessoa, muito inteligente e discreto. Está louco pelas suas filhas e é um pai presente. Os dois são. Quando viajam, estão sempre a comunicar com elas por telefone“.
A mãe de Letizia, Paloma Rocasolano, mantém uma relação cordial com a ex-sogra. “Nos meus 90 anos, veio oferecer-me uma flor e, de vez em quando, liga-me” disse a avó da esposa de Felipe.
Também na celebração do 90º aniversário de Menchu, o rei Juan Carlos quis felicitá-la, “o rei chamou-me e disse: ‘o meu pai pede permissão para saber se pode ligar-lhe para lhe dar os parabéns’. Isto é protocolo“.
Apesar dos rumores que afirmam que Menchu passa muito tempo no palácio com as netas, esta nega-o, dizendo-se muito independente, “não gosto de lá estar. Aqui [Astúrias] há sítios mais bonitos que a casa deles. Sou muito independente com a minha vida e horários. Gosto de lá ir de vez em quando fazer uma visita mas nada mais. Tal como eles, por vezes, vêm cá“.