Começou esta segunda-feira, 19 de março, uma visita de três dias dos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo a França. Recebidos em Paris pelo presidende francês, Emmanuel Macron, e a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, esta é a primeira visita de um soberano luxemburguês a França no espaço de 40 anos, pese embora a proximidade geográfica. A visita não tem apenas um simbolismo inerente, já que se tem pautado pelo debate de temas que importam a França e ao Luxemburgo.
O casal de grão-duques fez-se acompanhar por uma extensa delegação de mais de 200 elementos, de entre os quais constam o primeiro-ministro luxemburguês, inúmeros ministros, representantes da economia e da comunicação social. Foram recebidos com honras de estado em Paris, com direito a uma passagem pela Praça dos Inválidos, momentos antes de serem escoltados pela Guarda Republicana até ao Palácio do Eliseu, residência oficial do casal Macron.
Chegados lá, visitantes e visitados posaram para as habituais fotografias. A grã-duquesa utilizou um vestido preto abaixo do joelho, escondido debaixo de um sobretudo vermelho com notáveis apontamentos pretos. A primeira-dama francesa, por sua vez, optou por um vestido azul de mangas compridas acima do joelho, marcado na silhueta.