Assinalou-se esta quinta-feira, 22, os 500 anos do acordo do rei espanhol Carlos I com o marinheiro português Fernão de Magalhães, responsável por planear e comandar a primeira expedição marítima que deu a volta ao mundo. Fernão de Magalhães morreu durante a viagem de circum-navegação, que acabou por ser terminada pelo espanhol Juan Sebastián de Elcano.
Na comemoração desta data, os reis visitaram o Mosteiro de Nossa Senhora do Prado , em Valladolid, onde celebraram o quinto centenário da viagem e relembraram os acontecimentos históricos da época. Felipe VI ficou encarregado do discurso inaugural, no qual reafirmou o compromisso do país com “os projetos que contribuem para o melhor conhecimento do nosso mundo, para a aproximação entre povos e países que partilham laços históricos e culturais com a Espanha“.
A rainha Letizia escolheu um fato que representava bem as cores da Espanha. Vestida dos pés a cabeça com este tom , a ex-jornalista marcou pela elegância ao lado do marido, o rei Felipe VI, que também não descorou do visual e optou por uma gravata na cor boudeaux.
O conjunto tinha assinatura de Roberto Torretta e foi uma estreia para o designer, que pela primeira vez viu uma criação sua usada pela rainha, que tem em Felipe Varela o seu criador de eleição. O fato faz parte das propostas da colecção outono-inverno 2017-18 do designer que já expressou o orgulho em ver Letizia usar as suas peças.