Apesar de terem seguido a tradição ao escolher o grupo Barnard e Westwood para produzir os convites do casamento real, que se assinala no próximo 19 de maio, Harry e Meghan Markle não deixaram de dar um toque pessoal aos 600 convites que foram enviados na passada quinta-feira, 22, a começar pela impressão dos cartões.
Os noivos brincaram de forma sutil com a nacionalidade de Meghan. De acordo com o palácio de Kensington, tinta americana foi usada no cartão inglês. Em preto e dourado, o convite contou com a chancela do príncipe Carlos, e foram enviados em nome do mesmo. No casamento de William e Kate, em 2011, a rainha Isabel II foi a responsável por solicitar a presença dos convidados.
Nas redes sociais, os usuários acreditam que por ser o quinto na linha de sucessão – prestes a tornar-se o sexto, após o nascimento do terceiro filho de William e Kate – o casamento de Harry pode ser considerado menos formal do que o do irmão, dispensando assim a assinatura da monarca.
Nota-se ainda uma referência ao casamento anterior da ex-atriz ao identificá-la no convite como “Sra. Meghan Markle“, enquanto Kate foi referida como “Menina Catherine Middleton“. Ainda que não seja uma questão formal de etiqueta, o divórcio pode ter sido uma das razões para a distinção entre as duas.
Por outro lado, a futura duquesa de Sussex pode preferir ser chamada de “senhora”, e tudo indica que gosta mais de ser reconhecida por Meghan. O nome completo da noiva (Rachel Meghan Markle) não consta desta forma nos convites, ao contrário da duquesa de Cambridge.
Em sete anos, o palácio de Kensington mostrou ter se adaptado às novas tecnologias: os convidados este ano poderão confirmar presença através de um e-mail. O “Responda, Por Favor” do casamento de William e Kate apenas permitia uma resposta ao funcionário do Palácio de Buckingham.
Harry e Meghan deram indicações quanto ao dress code dos convidados. Enquanto os convites do casamento do irmão e de Kate, que restringiram o código de vestuário apenas ao homens – “traje militar, fraque ou fato escuro“-, foi sugerido às mulheres que usem um “vestido de dia com chapéu“. A cerimónia de união entre o príncipe Harry e Meghan acontecerá na primavera, tornando a orientação válida para um dia agradável de sol.