Akihito, de 84 anos, reina o Japão há 29 anos. Agora, a saúde pregou-lhe uma partida. O imperador sofre de anemia cerebral – insuficiente irrigação sanguínea no cérebro – e foi aconselhado pelos médicos a cancelar a agenda pelo segundo dia consecutivo.
“Sua Majestade, o imperador Akihito, sentiu-se repentinamente mal, às 4h da manhã, vítima de náuseas, tonturas e uma sudorese excessiva provocados por uma anemia cerebral“, pode ler-se no comunicado oficial divulgado.
Tudo terá acontecido na madrugada da passada segunda-feira, dia 2 de julho, quando notou “náuseas e sufoco“, algo que levou a que a sua mulher, Michiko, chamasse o médico ao palácio. Posteriormente, este ter-lhe-á recomendado repouso absoluto. Um membro do governo terá assegurado à agência Kyodo, “não se encontra numa situação pela qual nos tenhamos de nos preocupar“. Apesar de tudo, no dia seguinte ao episódio de mal-estar, Akihito terá ainda sentido dores de estômago e tonturas.
Recorde-se que, no verão de 2016, o imperador já havia anunciado o seu desejo de abdicar do cargo, precisamente por uma certa preocupação com a saúde devido à idade avançada.