A relação entre o rei emérito Juan Carlos e Letizia nunca foi pacífica. É conhecido o facto de este não considerar, desde o início do relacionamento da ex-jornalista com Felipe, em 2003. que ela fosse a mulher indicada para casar com o herdeiro da Coroa espanhola. Agora, o jornal El Español divulga que, por duas vezes, Juan Carlos disse ao filho para se divorciar de Letizia.
A mais recente tensão entre o rei emérito e a nora teve lugar após a ‘crise das rainhas’, que aconteceu durante a missa de Páscoa este ano, em Palma de Maiorca, quando Letizia se colocou à frente da sogra para esta não ser fotografada com as netas, as infantas Leonor e Sofia. Juan Carlos tomou o partido da rainha Sofia e, de acordo com a jornalista Pilar Eyre, dirigiu-se ao filho e disse: “Felipe divorcia-te de uma vez por todas. Onde é que vamos chegar?”
Na verdade, este foi apenas mais um sinal da má relação entre Juan Carlos e Letizia. É notório que o rei não participa em actividades familiares com a nora e são raras as fotografias com as duas netas. Outro exemplo da tensão existente é dado pelo que sucedeu a 5 de janeiro, quando teve lugar o almoço de celebração do 80º aniversário de Juan Carlos. A mulher de Felipe VI apareceu com o marido e as filhas, cumprimentou apenas um pequeno número de pessoas, tirou a fotografia ‘oficial’ e, sem ficar para comer, abandonou o lugar.