Madalena da Suécia está a preparar a sua mudança para a Flórida com a família e volta a ser questionada pela opinião pública acerca das decisões que toma na sua vida. A determinação do marido, Chris O’Neill, que sempre se recusou a ser príncipe para poder continuar a desenvolver o seu trabalho, não passou ao lado dos olhares atentos.
De acordo com informação veiculada pelo palácio na semana anterior, esta poderá ser revela-se uma “boa oportunidade para a família, quando as crianças ainda se encontram em idade pré-escolar”, refirindo-se aos filhos do casal: Leonore, de quatro anos, Nicolas, de três, e Adrienne, que completa esta quinta-feira cinco meses.
“A princesa Madalena tem um grande compromisso para com os direitos das crianças e irá continuar a trabalhar com a World Childhood Foundation e, durante a mudança, poderá focar-se mais nas atividades nos Estados Unidos. O sr. Christopher O’Neill já trabalhou previamente nos Estados Unidos mas continuará os seus negócios na Europa. Assim, a família deixa a sua habitação em Londres”, pode ainda ler-se no mesmo comunicado.
Um dos jornais suecos questiona se os príncipes não deveriam estudar uma escola sueca para permanecer na linha de sucessão ao trono. A porta-voz da Casa Real da Suécia já respondeu: “É uma questão de interpretação, mas hoje não é relevante (…) Uma das razões para a mudança é que os filhos da princesa e Chris O’Neill são pré-escolares.”
Um outro jornal sueco publicou uma coluna de opinião onde é abordado o possível “desenraizamento” da família, lamentando o autor do artigo que a princesa e a sua família optem por viver fora do seu país de origem. O mesmo artigo questiona ainda se Madalena não aprecia o seu país ou se a imprensa não lhe terá dado oportunidades suficientes.
Vários partidos políticos têm indagado qual o valor remuneratótio de um membro da família real que não vive no seu país de origem, questionando específicamente por uma qualquer compensação financeira, justificando que apenas o rei e a rainha a podem receber. “É um erro pensar que a princesa tem algum tipo de compensação mensal”, sublinha. Uma das explicações encontradas é o desejo de Madalena viver longe da exposição mediática. Com a mudança para a Flórida, a filha do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e da rainha Sílvia pode ter um quotidiano mais ‘comum’.
Apesar de ter sido avançado que a família se mudaria para a propriedade de verão de Chris O’Neill em West Palm Beach, com uma área total de 309 metros quadrados, sabe-se que o marido de Madalena já não é detentor desta propriedade. O palácio recusa-se a falar sobre o aqssunto, considerando-o “um negócio privado da família”.