Foi visto em boa forma durante as suas habituais férias de verão em Palma de Maiorca, mas soube-se esta quarta-feira, 8 de agosto, que o rei Felipe VI foi submetido a uma cirurgia. A notícia foi avançada pela imprensa internacional.
O monarca acusava há algum tempo um ligeiro problema nas costas e, por isso, foi operado num hospital madrileno a 14 de julho, tendo sido apenas recomendado algum descanso. Dois dias depois partiu para Sevilha com o intuito de marcar presença na Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, onde foi recibido pela presidente da Junta da Andaluzia, Susana Díaz, e as autoridades que assistiam ao Congresso Mundial de Estudos do Médio Oriente (WOCMES 2018). Horas mais tarde regressava à capital para presidir a uma reunião do Conselho de Segurança Nacional no Palácio da Zarzuela.
A prova de que o marido da rainha Letízia encontra estável é que, ainda durante as suas férias, no dia 29 de julho, competiu na 37ª edição da Copa do Rei de Vela, um importante evento náutico.