Esta sexta-feira, dia 17, os reis de Espanha interromperam as férias para presidirem às cerimónias realizadas na Praça da Catalunha, em Espanha, em memória das vítimas dos atentados que aconteceram há precisamente um ano. Felipe VI e Letizia chegaram ao local na companhia do primeiro-ministro, Pedro Sanchéz, e de Teresa Cunillera, representante do governo autónomo catalão.
Os reis chegaram ao local um pouco depois das dez da manhã, sendo recebidos por gritos de “Viva o Rei”, mas também por cartazes anti-monarquia. Sob o lema “Barcelona, cidade de paz”, a cerimónia decorreu sem percalços.
A jornalista Gemma Nierga conduziu um ato de recordação e solidariedade no qual destacou a intenção de Barcelona ser uma cidade “acolhedora e inclusiva“. As Escolas Municipais de Música e o Conservatório Municipal fizeram várias interpretações, inclusive do tema Imagine, de John Lennon, ou Hallelujah, de Leonard Cohen.
Recorde-se que os atentados de Barcelona, de 17 de agosto de 2017, fizeram 16 mortos, entre os quais duas mulheres portuguesas, e 120 feridos, entre os quais várias pessoas que ficaram com traumas psicológicos.