Enquanto decorrem os preparativos para o casamento de Eugenie e Jack Brooksbank, marcado para o próximo dia 12 de outubro, surgem algumas questões importantes. Entre elas, quem avançará com o pagamento da esperada cerimónia?
Espera-se que os custos de segurança no local, a capela St. George – onde também Harry e Meghan trocaram alianças – ultrapassem os 2 milhões de euros. Este valor será pago pelos contribuintes, segundo revela o jornal Mirror. Apesar de ser elevado, o montante é relativamente reduzido, quando comparado ao de outros casamentos reais, como o dos duques de Sussex, que pode ter atingido os 4 milhões.
Contudo, existe ainda uma outra face da moeda: o contributo que o próprio casamento poderá dar à economia do Reino Unido. A cerimónia de Harry e Meghan, por exemplo, fez com que mais de 10 milhões de euros fossem gastos pelo público apenas em compras, transportes, comida, arrendamentos e outras atividades. Como tal, também se espera que este novo enlace real movimente a economia desse país.
No caso de William e Kate, por sua vez, os custos totais foram de 7 milhões de euros, até porque se estima que o público nas ruas tenha atingido o milhão de pessoas.