No jantar de Estado oferecido pela rainha Isabel II esta terça-feira, dia 24, aos reis da Holanda, no Palácio de Buckingham, manda a tradição que as tiaras façam parte da indumentária das mulheres da realeza. Entre as tiaras que desfilaram na ocasião, destaque para duas: a da rainha Maxima e a da duquesa de Cambridge.
A mulher de Guilherme usou a deslumbrante tiara Stuat, cuja pedra central é uma rara pedra rosa de 39,75 quilates, em forma de pêra, com um tom azul-claro, que pertencia ao rei da Inglaterra William II e à rainha Mary II .Depois das mortes destes reis, a pedra foi devolvida à Casa de Orange, em 1702.
Impossível também foi a tiara de Kate passar despercebida. A mulher de William usou uma das peças preferidas da princesa Diana, a tiara Cambridge Lover’s Knot, feita pelos joalheiros reais Garrard, em 1914, para a rainha Mary, a partir de pérolas e diamantes já em posse da família. No seu testamento, Mary ofereceu-a à filha, Isabel II, que, por sua vez, a deu como presente de casamento a Diana. Desde a morte da princesa, a peça de joalharia foi usada diversas vezes pela Duquesa de Cambridge, mais recentemente no jantar de Estado que ocorreu em Buckingham durante a visita da rainha Letizia e do rei Felipe VI em 2017.