A princesa Mette-Marit marcou presença esta quinta-feira, 25 de outubro, no Palácio Real de Oslo, juntamente com o seu marido, o príncipe Haakon, no jantar que a família real oferece anualmente aos membros do Parlamento. Esta é a sua primeira aparição pública após a Casa Real da Noruega ter anunciado na passada quarta-feira, 24 de outubro, que a princesa norueguesa sofre de fibrose pulmonar, uma doença que poderá obrigar a algumas alterações na agenda oficial, o que torna a sua presença num evento público mais surpreendente.
O príncipe Haakon não escondeu a sua preocupação em relação ao estado de saúde da mulher quando foi recentemente entrevistado para a rádio. “Vamos precisar de mais pesquisas e de resolver as coisas ao longo do tempo, mas provavelmente há questões que não podemos responder, pelo que poderemos ter de viver com alguma incerteza”, disse ele.
Mette-Marit mostrou-se sorridente diante das objetivas dos fotógrafos, transmitindo uma mensagem de tranquilidade após ter sido noticiado com preocupação o seu estado de saúde.
“Embora esta condição venha, por vezes, a limitar a minha vida, estou feliz por ter sido descoberta tão cedo. O meu objetivo é continuar a trabalhar e participar no programa oficial o máximo possível”, confessou Mette-Marit. Recorde-se que, na passada primavera, a princesa já havia cancelado alguns atos que tinha agendados para ser submetida a uma pequena cirurgia, que não foi especificada.