Máxima da Holanda decidiu seguir o conselho dos médicos e permitiu-se descansar, fazendo uma pausa nos deveres oficiais que tinha previstos na sua agenda, incluindo uma viagem à Tanzânia, onde desempenharia funções de secretária das Nações Unidas. Acredita-se que a rainha de 47 anos esteja a sofrer de uma infeção e ainda não se sabe quanto tempo estará ausente.
No comunicado proveniente do serviço de informação do governo holandês, pode ler-se, “A rainha Máxima não cumprirá quaisquer deveres oficiais nos próximos tempos, devido a aconselhamento médico. Os seus sintomas de saúde apontam para uma infeção intestinal. Serão realizados mais testes para confirmar o diagnóstico. Assim, não poderá realizar a viagem à Tanzânia que tinha prevista para os dias 6 e 7 de novembro“.
Na passada sexta-feira, dia 2 de novembro, Máxima visitou o centro de prevenção do suicídio 113, por ocasião do respetivo 10º aniversário. Embora, na altura, já não se sentisse no seu melhor, a rainha não pôde deixar de estar presente, até porque, recentemente, perdeu a irmã mais nova, que, alegadamente, se suicidou.