Numa visita oficial do presidente americano ao Reino Unido, em 2009, Michelle Obama quebrou o protocolo ao colocar um braço sobre os ombros de Isabel II. Deste momento apenas tínhamos as imagens sobre as quais muito se disse. Quase dez anos depois, chega a explicação.
No livro que acaba de lançar, ‘Becoming’, a antiga primeira dama dos Estados Unidos esclarece que o momento surgiu no seguimento de uma conversa que teve com a monarca e na qual perceberam que tinham um problema em comum: os sapatos demasiado apertados.
Isabel II começou por dizer que Michelle Obama era muito alta, tendo a mulher de Barack Obama respondido que os sapatos que calçava lhe davam uns centímetros extra. “Mas esses sapatos são desconfortáveis, não são?”, perguntou a rainha. “Sim, um pouco”, respondeu Michelle.
Isabel II acabaria por confessar à primeira dama que também estava a sofrer de dores nos pés, o que criou um clima de empatia entre as duas. Michelle acabaria por colocar o seu braço sobre o ombro de Isabel II, tendo a soberana colocado o seu braço à volta da cintura de Michelle.
“Éramos duas senhoras oprimidas pelos sapatos”, revela Michelle Obama, justificando que agiu de forma instintiva como sempre faz “quando conheço alguém novo, independentemente do momento”.