Judi James, especialista em linguagem corporal, decidiu analisar as expressões da família real britânica nas fotografias divulgadas a propósito do 70º aniversário do príncipe Carlos. As imagens, que foram captadas no verão, mostram uma família bastante unida, mas, aparentemente, com alguns segredos.
“A confiança de Kate e o seu status familiar parecem ter aumentado desde que Meghan integrou a família real, bem como após o nascimento de Louis. O rapaz mostra todos os sinais de ser um bebé feliz e, possivelmente, ‘fácil’, e Kate segura-o orgulhosamente, sem os sinais comuns de ansiedade que as mães pela primeira ou segunda vez costumam exibir”, aponta Judi ao jornal Daily Mail.
A especialista acrescenta ainda que a duquesa “carrega o bebé sem qualquer tentativa de partilhar deveres parentais e há algo na sua pose direita e sorriso simétrico e confiante que a colocam na posição de ‘líder de equipa’ no grupo familiar”. William, por sua vez, mantém o discreto estatuto de “espelho” da mulher, como sempre fez ao longo da relação, o que revela “sintonia” e um “grande afeto” entre o casal. “Embora o sorriso de William se assemelhe ao de Kate, é ela quem demonstra mais independência”, remata a especialista.
O grande segredo nas imagens parece ser escondido por Harry e Meghan que, possivelmente, já saberiam da gravidez da duquesa de Sussex. “Estes dois mostram estar ainda na fase de ‘namorico’ do casamento, com o duque a pousar levemente a mão sob a anca da mulher. E há algo suspeito naquele sorriso de boca fechada e olhar penetrante. Pode indicar que eles estariam ansiosos para partilhar as boas notícias”.
No caso de Meghan, a sua postura muda radicalmente de uma imagem para a outra – de um estado puramente formal, passa à sua versão mais descontraída, inclinando-se para a frente enquanto ri, focando-se nas crianças. “Enquanto o Harry parece o mais relaxado nas fotografias, a Meghan adota uma pose extremamente elegante, com uma mão sob a zona da barriga, o que poderá ser outra pista para a gravidez”, acrescenta James.
Já a princesa Charlotte faz lembrar o da princesa Ana quando era mais nova. “Ela parece mais que feliz por se sentar à frente, no banco, junto à duquesa de Cornualha. No segundo retrato, mais informal, ela ‘enrosca-se’ à carinhosa Camilla e mostra-se mais que habituada às câmaras”, refere Judi.
Já o irmão mais velho, George, é “muito mais extrovertido do que o avô, o príncipe Carlos, quando era pequeno. Ele é muito mais parecido ao pai nesse sentido, indicando alguma timidez com comportamentos tipicamente divertidos e malandros. Parece que quer sair do joelho do avô, mas a tranquilidade de Kate e de William sugerem que os filhos mais velhos são extrovertidos, mas bem comportados”.
O príncipe Carlos mostra-se sorridente, no entanto algo “relutante por toda a atenção”. Ainda assim, a imagem de poder está presente, “Ele enfatiza de forma discreta o seu status, através da posição das pernas e pose consistentemente formal”. Por outro lado, Camilla mostra sinais de “timidez, com uma postura ‘diminutiva’, que inclui os braços apoiados, as pernas juntas e a cabeça ligeiramente inclinada”. Ainda assim, Judi afirma que a posição das mãos da duquesa poderá sugerir, não só uma postura calma e tranquilizante, como algo dominante ou mesmo preocupada com a imagem transmitida.