O aparente casamento de sonho de Carlos e Diana, em 1981, teve um ponto final em 1992, embora o divórcio só tenha sido oficializado em 1996. As constantes discussões, bem como a paixão de longa data do príncipe por Camilla, assim como infidelidades por parte de Diana, acabaram por ditar o fim da relação, condenada desde o início.
Ao contrário da informação transmitida pela princesa, numa frase que acabou por se tornar famosa, em entrevista à BBC, em 1995 – “Éramos três neste casamento, o que o tornava bastante sobrecarregado” -, não era apenas a relação extraconjugal do pai de Harry e William a interferir na união de ambos.
Robert Jobson, especialista em assuntos de realeza, afirma que Diana estaria a omitir outras duas pessoas. “Sejamos justos com o príncipe de Gales, a princesa Diana também teve amantes. Eram cerca de cinco pessoas no casamento“, afirma, acrescentando que o que Carlos e Camilla tinham era mais consistente, podendo ser mesmo considerada uma “história de amor“.
Diana acabou por morrer em 1997, de forma trágica, num acidente de viação, e, oito anos depois, o príncipe de Gales casou com Camilla, com quem mantém uma relação feliz até hoje.