Poéticas da democracia. Imagens e contraimagens da transição – foi esta a exposição inaugurada pelos reis de Espanha no passado dia 3 de dezembro, no museu Rainha Sofía. O ato decorreu no âmbito da semana da Constituição, coincidindo com a celebração do 40º aniversário da mesma.
Ao chegar ao local, Felipe VI e Letizia foram recebidos pela presidente do congresso dos deputados, Ana Pastor, bem como por outras personalidades espanholas. A rainha elegeu, para a ocasião, um vestido cinzento com cinto preto, acompanhado por uns sapatos e carteira negros. De cabelo solto, mostrou-se sorridente ao lado do marido, que vestia um fato com riscas, camisa branca e gravata bourdeaux.
Ao todo, a obra apresentada conta com 250 peças, de autores como Pablo Picasso, Miró, Eduardo Arroyo, entre outros, e foi apenas a primeira apresentação da semana, por parte dos reis, que terão ainda vários atos pela frente. O término está previsto para o dia 6 de dezembro, com um ato solene no Congresso dos Deputados, que contará com a presença da princesa herdeira, Leonor, e respetivos avós.