Após William e Kate abrirem as portas do palácio de Kensington às famílias de militares que estarão a servir o Chipre por altura do Natal, numa festa acolhedora, foi altura de visitarem a ilha, e conhecer alguns dos membros da RAF. Com esta iniciativa, pretendem homenagear e apoiar todos os que, em nome de uma causa nobre, se afastam das famílias nas festividades.
Após um discurso emotivo durante o evento – “Não só estamos gratos por terem vindo hoje à nossa festa, como também pelos sacrifícios que fazem todos os dias em nome da nação” -, os duques de Cambridge viajaram até ao Chipre, onde se encontraram com as forças britânicas, de modo a poder agradecer-lhes todos os esforços pessoalmente.
Em conversa com Kate, Tina Hays, da RAF Marham, disse, “Estou no exército há quinze anos e já tive vários serviços fora. Mas acho que, quando mais velhos eles [filhos] ficam, mais difícil é ficar longe no Natal“, referindo-se ao filho de 12 anos. Hays acrescentou ainda que os duques foram muito compreensivos no que toca às dificuldades atravessadas pelos militares.
Para esta visita, Kate elegeu umas calças azuis escuras com cinto, blusa branca, e um blazer e clutch verde-tropa. William vestia um fato azul escuro e camisa de tom mais claro.