No Dia Mundial do Cancro, que se assinala esta segunda-feira, a rainha de Espanha presidiu ao VIII Fórum contra o Cancro, que teve lugar esta manhã em Madrid, no Auditório CaixaForum, organizado pela associação Espanhola Contra o Cancro e a sua Fundação Científica.
No seu discurso, Letizia deu ênfase à necessidade da sociedade aprender a “respeitar os silêncios, sem silenciar” os pacientes. A rainha reforçou também a necessidade de prestar mais ajuda psicológica aos doentes e às suas famílias e de procurar fornecer mais ferramentas para conhecer detalhes de “uma vulnerabilidade que, por vezes, está oculta”.
“A assistência no campo emocional deve ser melhorada e ajudará a facilitar a vida das pessoas com cancro“, lembrou. Letizia terminou seu discurso ratificando o seu compromisso com a luta contra esta doença: “Garanto que, neste momento, apesar das coisas muito interessantes que estão a acontecer no mundo, mas poucas serão tão importantes quanto o que vai acontecer neste cenário hoje. “
A mulher de Felipe VI é a presidente de honra da Associação Espanhola Contra o Cancro.