Há precisamente 50 anos, em 1969, Carlos era coroado pela rainha Isabel II como príncipe de Gales. A coroa, colocada no Castelo de Caernarfon, banhada a ouro, tornou-se agora no centro das atenções daquela que terá sido uma das cerimónias mais importantes da vida do pai de William e Harry que permanece até hoje à espera de ser rei.
No topo da coroa à uma cruz que tem como base uma superfície esférica banhada a ouro e essa superfície é precisamente uma bola de pingue-pongue. A revelação, feita passado meio século desde a sua construção, foi uma surpresa para todos, inclusivamente para o próprio príncipe Carlos que até agora não tinha conhecimento deste detalhe tão caricato.
David Mason, o construtor da peça, veio a público revelar este e outros detalhes, em declarações ao jornal britânico Daily Mail. O químico de 74 anos explicou que a criação da coroa foi árdua e que a utilização de uma bola de pingue-pongue surgiu como solução para a exigência do autor da peça, Louis Osman, que queria que a base da cruz fosse uma esfera perfeita.