A rainha Isabel II vai deixar de conduzir, de acordo com uma notícia avançada pelo britânico The Times. A monarca britânica concordou com a sugestão da equipa de segurança do Palácio de Kensington e deixará de estar atrás do volante em estradas públicas de agora em diante.
De recordar que a monarca aprendeu a conduzir durante a Segunda Guerra Mundial, quando operou um camião de primeiros socorros para o Serviço Territorial Auxiliar Feminino, e é conhecida por ser uma habilidosa condutora. Contudo, não conseguiu escapar a uma série de acontecimentos iniciados pelo acidente de carro de Philip, duque de Edimburgo.
No início do ano, o marido de Isabel II deixou ferida uma mulher que seguia com o filho bebé nu carro contra o qual colidiu. Passados poucos dias do acidente, os monarcas foram fotografados a viajar de carro sem cinto de segurança, o que alimentou rumores de irresponsabilidade.
Embora a rainha seja a única pessoa no Reino Unido a poder conduzir sem carta, deixa agora de se sentar no assento principal dos carros da sua enorme coleção… pelo menos em estrada públicas.
Para assinalar este momento, reunimos alguns dos carros de luxo da sua coleção, que inclui Rolls-Royces, Jaguars e Bentleys, e está avaliada em 10 milhões de libras (mais de 11 milhões e 600 mil euros).
Bentleys Exclusivos
De acordo com Ryan McElroy, da plataforma Car Key, a rainha é transportada por um chauffeur na maioria dos compromissos públicos e cerimónias em carros oficiais do Estado, que foram construídos com especificações únicas e exclusivas.
A frota é composta por três Rolls-Royces, três Daimler e dois Bentleys, além de vários carros de apoio da Volkswagen, todos mantidos em Royal Mews, no Palácio de Buckingham.
Os Bentleys, por exemplo, foram feitos especificamente para Sua Majestade. Cada um deles é quase um metro mais comprido que o padrão de 6,22 metros, e as portas traseiras articuladas para trás para permitir que a rainha fique em pé antes de sair.
Também estão equipados com um revestimento de teto removível exclusivo, que expõe um forro interno claro para que os fãs possam ver Isabel II. Os assentos traseiros são feitos com tecido de cetim de lã de ovelha, enquanto o resto do interior é feito de um couro cinza claro.
Range Rover LWB Landaulet de 2015
O Range Rover de 2015 da rainha também é personalizado: tem as traseiras articuladas para trás e um tampo descapotável para que possa acenar para as multidões.
O LWB Landaulet é o quarto veículo que a Land Rover ofereceu para as procissões de Estado, que começaram com um Land Rover Series 1 em 1953, de acordo com McElroy.
Além das modificações personalizadas para Isabell II, o automóvel tem a bandeira real montada no seu capô.
Land Rover Defender de 2002
Segundo McElroy, o carro favorito da rainha sempre foi o Land Rover Defender, que está na sua coleção há mais de 30 anos. Tanto que a marca construiu um modelo personalizado em 2002 e vendeu-o a Sandringham.
Este carro era estofado com couro verde personalizado e contava com assentos aquecidos, janelas elétricas e uma suspensão levemente elevada para facilitar a condução da monarca em toda a propriedade.
Os especialistas em leilões da Brooklands, que o venderam por 30,240 libras (cerca de 35 mil euros) em 2014, disseram que o automóvel era usado para “expedições de caça”, visto que encontraram cartuchos de espingarda no porta-luvas.
Jaguar Daimler V8 Super LWB de 2001
Após ter sido entregue no Palácio de Buckingham em 2001, o Jaguar Daimler V8 Super LWB foi o carro pessoal da rainha durante três anos. A monarca guiava-o na sua propriedade no Castelo de Windsor ou para visitar amigos e dignitários. Segundo o The Telegraph, foi vendido num leilão em 2013 por cerca de 36 mil euros.
As suas modificações únicas para Isabel II incluíam um apoio de braço com um suporte deslizante projetado para carregar o seu tipo específico de carteira, bem como interruptores exclusivos para permitir que o ar condicionado fosse direcionado para os lados – a monarca terá dito à marca que gostava de ter o sistema ligado enquanto conduz, mas não de levar com o ar diretamente no rosto.
McElroy explica que o veículo também tinha isqueiros com um botão secreto, que ativa luzes néon escondidas para permitir que os Serviços Secretos a identificassem. Além disso, garantiam mais visibilidade no caso de um ataque. Por fim, o porta-malas tinha um rádio que podia ser usado para contactar diretamente o Ministério do Interior e
Finalmente, no porta-malas há um rádio que pode ser usado para contatar diretamente o Home Office e a Downing Street, a residência oficial e o escritório do primeiro-ministro do Reino Unido enquanto sede do governo de Sua Majestade.
Bentley Bentayga
Lançado em 2015, o primeiro modelo do Bentley Bentayga terá sido prometido à rainha. Na altura, era o SUV mais rápido e poderoso do mundo, e também o mais caro: os preços começavam nos cerca de 189 mil euros.
Como de costume, o veículo da rainha não terá nada de básico. Aliás, de acordo com McElroy, é provável que tenha chegado com muitas das modificações que os outros veículos na sua coleção têm.
Aston Martin Volante DB6
Embora a monarca não seja tecnicamente a proprietária ou conduza este carro, de acordo com McElroy, comprou-o para Carlos quando este completou 21 anos.
Em 2008, o príncipe de Gales modificou-o para funcionar com um combustível especial de bioetanol feito de vinho, como parte dos seus esforços contínuos para reduzir as emissões da família real em 25% no prazo de 10 anos.
Mantido em Highgrove, o carro usa gasta cerca de quatro garrafas e meia de vinho em cada 1,6 km que percorre.