Menchú Álvarez, avó da rainha Letizia de Espanha vai receber um dos mais importantes prémios atribuídos a jornalistas em todo país atribuído pela Associação Clúster da Indústria Criativa, Cultural e Audiovisual das Astúrias (ACICCAA). A distinção vai acontecer numa cerimónia prevista para o próximo dia 11 de maio, não se sabendo ainda se a rainha de Espanha vai marcar presença.
“O profissionalismo e todo o entusiasmo e valentia de uma mulher pioneira que trabalhou incansavelmente durante 40 anos e que agora, chegada aos 91 anos, continua cheia de energia e capacidade para se continuar a apaixonar por um reconhecimento como este”, refere Marga Llano, presidente da ACICCAA, citada por um jornal espanhol.
Terá sido da avó Menchú Álvarez que Letizia herdou as capacidades para o jornalismo, uma vez que a idosa começou cedo a distinguir-se entre os demais jornalistas de rádio da época nas Astúrias. Nascida em Santander em 1928, foi em Oviedo que passou a maior parte da sua vida e onde acabou por se celebrizar.
A avó de Letizia mantém um perfil discreto, não sendo muito comum encontrar-se com os reis de Espanha no Palácio da Zarzuela. Ainda são, sabe-se que os contactos são frequentes, principalmente com as infantas Sofía e Leonor que não perdem o contacto com a bisavó.