William já tinha demonstrado que iria fazer tudo para que a presença da mãe fosse sentida ao longo da sua vida. Fê-lo no dia em que anunciou publicamente o seu noivado com Kate Middleton – com quem casou a 29 de abril de 2011 -, a quem ofereceu o anel de safira e diamantes de Diana – o único objeto que William pediu quando a mãe morreu, num acidente de carro, em 1997.
Na entrevista que concedeu na altura, William explicou: ” O anel de noivado da minha mãe é muito especial para mim, assim como a Kate, e parecia certo juntá-los. Foi a minha maneira de garantir que a minha mãe estaria hoje presente e que fará parte da felicidade que será passarmos o resto das nossas vidas juntos.”
Quando estava a dias de subir ao altar com Kate, um novo dado reforçou esta vontade de William de prestar tributo à sua mãe: o príncipe levou Kate à pequena ilha de Althorp, onde foi construído o túmulo em que foram depositados os restos mortais de Diana. Apesar de esta informação não ter sido confirmada por Clarence House, por “não comentarem assuntos do foro privado” dos príncipes, consta que esta foi uma visita muito emotiva para William e Kate, durante a qual ambos quiseram partilhar pensamentos junto ao túmulo de Diana. Na ocasião, o príncipe terá certamente explicado que a trilha de 36 árvores aí plantadas simbolizam os anos de vida que a princesa tinha quando morreu, e terá eventualmente mostrado as flores preferidas da sua mãe: rosas brancas e lírios.
Vídeo relacionado: Ocasiões em que o estilo de Diana parece ter influenciado Kate