Esta segunda-feira, dia 17 de junho, tem lugar no castelo de Windsor, a cerimónia de entrega da Ordem da Jarreteira, a mais prestigiada e mais antiga Ordem de cavalaria britânica.
Criada em 1348 pelo rei Eduardo III, a celebração acontece na segunda-feira da semana de Royal Ascot, que se realiza sempre no mês de junho.
Todos os membros já investidos desfilam com a indumentária tradicional, composta por capas de veludo e arminho e chapéus estilo Tudor, com penas de avestruz. É, pois, desta forma que Felipe VI e Guilherme da Holanda serão investidos cavaleiros esta segunda-feira.
Os novos membros são nomeados pela rainha a 23 de abril, dia de S. Jorge. A investidura começa com um ritual privado na Sala do Trono do castelo de Windsor, onde ocorre o juramento. Depois do almoço, os cavaleiros e damas, liderados por Isabel II, pelo governador do castelo e pelos cavaleiros militares dirigem-se em procissão até à capela de S. Jorge, onde tem lugar a cerimónia religiosa.
No final desta cerimónia, os monarcas de Espanha e da Holanda juntam-se a um grupo restrito de estrangeiros que possuem este título, em reconhecimento aos serviços prestados à coroa britânica. Felipe VI divide essa honra com o seu pai, o rei emérito Juan Carlos, que foi investido em 1988, com a rainha Margarida da Dinamarca, o rei Carlos Gustavo da Suécia, Beatriz da Holanda, Akihito do Japão e o rei Harald V da Noruega.
De salientar que os únicos membros permanentes da Ordem da Jarreteira são a rainha e o príncipe de Gales.