No passado dia 19 de junho de 2019, Felipe VI de Espanha celebrou cinco anos de reinado. Para tornar a data ainda mais marcante, o rei fê-la coincidir com a entrega das condecorações da Ordem de Mérito Civil, que homenageiam um conjunto de cidadãos, reconhecendo o seu contributo pessoal para causas sociais.
“As pessoas que acabam de ser distinguidas hoje são protagonistas desta Espanha solidária e universal, e uma verdadeira fonte de orgulho para todos nós, para todos os nossos compatriotas. Admiramo-vos. E, acima de tudo, sinceros agradecimentos. Obrigado por terem feito em cada momento o que deviam, o ditava a vossa consciência, colocando o bem comum do coletivo à frente do vosso interesse pessoal”, começou por dizer o rei, no seu discurso.
A cerimónia, que se realizou no Salão das Colunas do Palácio Real, esteve repleta de momentos emotivos, enquanto o rei entregava a condecoração a cada uma das 41 pessoas eleitas para receberem a Ordem de Mérito Civil.
Um desses momentos foi protagonizado por Clotilde Veniel, que aos 107 anos foi a pessoa mais velha a receber a condecoração.
A mulher, originária de Valência, esteve sempre a sorrir, enquanto cumprimentava os reis, a princesa e a infanta.
No entanto, na altura de retornar ao seu lugar, Letizia pediu às duas filhas que acompanhassem a senhora, uma indicação a que Leonor e Sofía prontamente obedeceram, sem nunca deixarem de sorrir – num gesto que agradou a todos os que assistiram àquele momento.
Em resposta, a senhora, que recebeu a distinção devido à sua contribuição social de voluntariado em organizações governamentais, mostrou-se encantada com o gesto das meninas. “São muito bonitas”, disse-lhes, ao que as duas prontamente agradeceram.
Apesar da idade avançada, a Clotilde continua a fazer voluntariado, visitando doentes e em ações de recolha de roupa. “Tento transmitir alegria a todos os doentes, contando anedotas e dando-lhes esperança”, afirmou a senhora.
Recorde o dia em que a princesa Leonor leu em público o 1º artigo da Constituição Espanhola, uma data que coincidiu com a celebração do seu 13º aniversário. A futura rainha de Espanha tem estado cada vez mais ativa na vida institucional.