É a notícia do dia no Reino Unido. As contas da Casa Real britânica, publicadas esta segunda-feira, ganharam destaque devido a um pormenor: o valor gasto na reconstrução de Frogmore Cottage, a residência oficial dos duques de Sussex.
De facto, os restantes gastos passaram despercebidos ao lado dos cerca de 2,7 milhões de euros despendidos para renovar a residência de Harry e Meghan. O caso está a indignar os britânicos, uma vez que este valor foi pago com dinheiro público.
O valor ultrapassou bastante o montante incialmente previsto, de perto de 1,7 milhões de euros, para esta restruturação. A população britânica tem mostrado grande desagrado perante este facto, precisamente porque foi pago com dinheiro dos contribuintes, o que tem feito com que as críticas se multipliquem nas redes sociais.
Meghan tem sido mais atacada do que Harry, por pertencer a instituições de beneficência e de luta contra a pobreza, valores que defende publicamente. Desta forma, há quem já tenha considerado que o valor exorbitante gasto na reconstrução da casa, demonstra hipocrisia da parte da ex-atriz.
No entanto há ainda quem defenda os duques, afirmando que o casamento destes gerou 80 milhões de libras de receita, um montante mais de trinta vezes superior ao gasto na casa. Outros fizeram o cálculo de dividir o valor despendido pelo total de contribuintes, concluindo que é irrisório do valor ‘pago’ por pessoa. E há ainda um grupo de pessoas que recordou que o valor gasto na remodelação do palácio de Kensington, onde vivem William e Kate, foi muito superior ao valor gasto pelos duques de Sussex, censurando a imprensa por atacar Meghan sem motivo.
Recorde o momento em que os duques de Sussex prestaram homenagem às vítimas dos atentados na Nova Zelândia.
Veja também: Como Meghan mudou Harry