A especialista em realeza e autora Ingrid Seward revelou aquela que foi uma das relações mais problemáticas para a princesa Diana, independentemente de todos os dramas que viveu durante o casamento com Carlos. Ora, embora a mãe de William e Harry mantivesse uma relação de grande proximidade com os filhos, o mesmo não aconteceu na sua infância, com a própria mãe, A princesa Diana com a mãe, Frances Shand Kydd. E tal prolongou-se para a vida adulta.
No livro The Queen & Di: The Untold Story, a autora explicou, com algum detalhe, como a princesa se sentia em relação à progenitora. Recordando uma conversa que teve com Diana pouco antes da sua morte, Ingrid escreveu: “Eu perguntei-lhe ‘o que é que a sua mãe pensa do modo como a sua vida está a correr?’. E, sem aviso, o comportamento de Diana alterou-se e ela quase gritou de volta ‘Eu nunca lhe conto nada. Nunca!’“.
Apesar de as duas terem vivido alguns momentos em que conseguiram criar laços, os problemas maiores nunca chegaram a ser resolvidos. “Ela nunca fez as pazes com a mãe e não falou com ela, de todo, no último mês da sua própria vida. Uma amiga de Shand Kydd chegou a dizer que ‘A relação delas era baseada no amor, mas o amor e o ódio andam de mãos dadas’“, concluiu.