Há cerca de um mês, Laurent da Bélgica, irmão do rei Philip, voltou a ser notícia devido à atitude que teve durante o desfile nacional, que ficou muito aquém do que seria expectável e gerou várias críticas por parte de quem assistia ao momento. Durante a cerimónia o príncipe falou ao telemóvel, esteve a mexer no aparelho durante bastante tempo e recusou levantar-se para cumprimentar algumas das figuras políticas que ali se encontravam.
Agora, o príncipe – que já é conhecido pelas suas constantes quebras de protocolo – concedeu uma entrevista ao jornalista Simon Marks, durante as suas férias em Saint-Tropez, na qual fala sobre a complicada relação que mantém com o irmão, explicando que atualmente esta atravessa uma fase “melhor”.
O príncipe revelou ainda que sentiu que durante a juventude os seus pais, os reis Alberto e Paola, não foram duas figuras presentes na sua vida e que prestavam muito mais atenção ao irmão – que um dia viria a ser rei – do que a ele. “As crianças não entendem isso. Se tens um irmão mais velho e vês que o tratam de maneira diferente. colocas a ti próprio muitas questões”, afirmou.
De recordar que o príncipe Laurent já se envolveu em diversas situações complicadas. Em fevereiro deste ano, por exemplo, enviou uma carta ao primeiro-ministro belga, pedindo ao Executivo que intercedesse por ele para que o Estado líbio pagasse cerca de 40 milhões de euros que alegadamente lhe deviam desde 2014, quando um tribunal de Bruxelas condenou aquele país a indemnizar a sociedade detida pelo príncipe, por alegado incumprimento de um contrato. No passado mês de julho disse que pagaria as dívidas que a sua empresa de energias renováveis detém e que ascende a mais de 450 mil euros, de acordo com o economista Thierry Debels.