Passaram cerca de 24 horas desde que Juan Carlos foi submetido a uma cirurgia cardíaca. A decisão de avançar para este procedimento deve-se a uma cardiopatia detetada durante um ‘check up’ de rotina que o rei emérito terá feito em junho último. Ao longo de mais de quatro horas foram realizados três bypass coronários e os médicos responsáveis pela tarefa já falaram aos meios de comunicação social, dando a conhecer o estado de saúde do monarca emérito.
De acordo com Lucía Alonso, diretora dos hospitais privados Quirónsalud Madrid, Juan Carlos não precisou de respiração assistida e encontra-se de bom humor. Já caminhou sozinhou e começou a alimentar-se. Contudo deverá permanecer hospitalizado nas próximas horas para continuar sob observação pós-operatória.
“Evoluiu satisfatoriamente durante as primeiras horas de pós-operatório. O paciente está acordado, com uma situação neurológica normal, respirando independentemente sem apoio ventilatório e com suporte mínimo vasoativo. Juan Carlos está animado, levantou-se e já começou a alimentar-se. Está previsto que durante as próximas semanas continue sob o controlo da Unidade de Cuidados Intensivos”, pode ler-se no comunicado oficial.
Tanto o rei como a sua família estão muito satisfeitos com o trabalho realizado pelo médico e equipa responsável.
É esperado que nos próximos dias Juan Carlos saia da unidade de cuidados intensivos e comece a receber visitas dos seus familiares na sua suite privada. “Quando puder receber visitas estaremos todos aqui”, garantiu o filho, o rei Felipe VI.