A entronização do imperador Naruhito do Japão teve lugar no Salão de Estado e reuniu membros da realeza, representantes e chefes de Estados de mais de 190 países esta terça-feira, dia 22.
Mais de dois mil convidados foram testemunhas de um momento histórico no império japonês. Naruhito anunciou a sua proclamação aos deuses e ancestrais da família como novo imperador. Estava previsto que oficiais com espadas e arcos, junto a um grupo de músicos, estivessem alinhados na entrada do palácio. No entanto, devido à intensa chuva que caía naquela altura, esse momento não se realizou.
“Juro atuar segundo a Constituição e cumprir a minha responsabilidade como símbolo de Estado e de unidade. Espero que o Japão se desenvolva e contribua para a amizade e paz na comunidade internacional e para o bem estar e prosperidade da Humanidade, através da sabedoria e constantes esforços das pessoas”, afirmou o novo imperador no seu discurso.
Nesta cerimónia, além da mulher do novo imperador, Masako, marcaram presença vários membros das famílias reais europeias, entre os quais o príncipe Carlos (que viajou em representação da rainha Isabel II), os reis Guilherme e Máxima da Holanda, Phillippe e Mathilde da Bélgica, Carlos Gustavo e a filha, a princesa Victoria, da Suécia, o Grão-duque Henri do Luxemburgo (que chegou ao japão sem a Grã-duquesa Maria Teresa, que se encontra a recuperar de uma operação ao joelho), os príncipes Frederico e Mary da Dinamarca, o príncipe Haakon da Noruega e também os reis Jigme Khesar Namgyel e Jetsun, do Butão. Também o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, e a mulher, Akie, estiveram presentes na cerimónia.
De recordar que o imperador Akihito, pai do novo imperador, é o primeiro a abdicar do lugar em mais de 200 anos.
Percorra a galeria e veja as imagens!