O montante do suposto salário auferido pela princesa Leonor é mais um daqueles típicos boatos propagados nas redes sociais que de tantas vezes que são partilhados começam a ser assumidos como verdade.
Leonor converteu-se na protagonista da semana em Espanha, depois do seu discurso na entrega dos prémios Princesa de Girona, no qual falou com castelhano, catalão, inglês e árabe. A época escolhida para esta estreia da herdeira da coroa também não foi a mais favorável, dado a conjuntura política que se vive na Catalunha, com várias manifestações nas ruas de Barcelona.
Estes fatores fizeram com que a princesa se tornasse num ‘trending topic’ nas redes sociais e com todo esse protagonismo regressou também a questão do suposto salário que Leonor, que celebrou recentemente o seu 14º aniversário, recebe.
Muitos foram os comentários negativos sobre o facto de uma menina tão nova receber um salário tão alto, em concreto, cerca de 100 mil euros. No entanto, esta informação é falsa.
A primeira vez que foi divulgada remonta a 2014, altura em que Juan Carlos abdicou do trono. Quando Felipe VI ascendeu, Leonor tornou-se princesa das Astúrias e houve quem assumisse que filha mais velha dos reis de Espanha, então com 8 anos, passaria a receber o mesmo montante que auferia a sua mãe, Letizia, enquanto deteve o mesmo título.
Em concreto, enquanto princesa das Astúrias, a atual rainha de Espanha recebia 102.464 euros anuais. No entanto, Leonor não recebe qual salário desde que assumiu o cargo, situação que se deverá manter até 2023, quando atinja a maioridade e jure o cargo perante as Cortes Gerais.
Veja o discurso completo da princesa na entrega dos prémios Princesa de Girona.