O príncipe Harry partilhou um vídeo comovente para assinalar a Semana Nacional de Teste de VIH, no Reino Unido. O duque de Sussex sentou-se com o ex-jogador de rugby Gareth Thomas, que revelou recentemente ser portador do vírus, para uma conversa com o objetivo de derrubar o estigma em torno do VIH e incentivar as pessoas a fazerem o teste. No vídeo, partilhado no Instagram dos duques de Sussex, Harry e Gareth surgem sentados na bancada de um estádio de rugby, enquanto o ex-atleta explica como é viver com a doença.
“Eu tinha medo de o teste dar positivo. Mas estava com medo porque não entendia o que significa dar positivo. Quando aprendi sobre o que isso significa e quando percebi que indetetável significa intransferível [para outra pessoa] e quanto mais rápido tomo a medicação, mais rápido eu deixo de ser um risco [para os outros], mais depressa posso regressar à minha vida normal. E isso significa que agora tenho uma vida incrível”, explicou Thomas.
“É um vírus como muitos outros, mas se o teste for feito cedo, poderá começar logo a tomar a medicação e viver uma vida feliz e saudável”, acrescentou o príncipe.
De salientar que o vídeo pretende incentivar as pessoas a realizarem o teste para despiste do vírus, algo que pode ser feito de forma bastante rápida e simples. “Ao fazer um teste rápido de uma picada no dedo, você pode ajudar a erradicar o estigma em torno do vírus e tornar normal o ato de ser testado”, pode ler-se na legenda.
Veja o vídeo!