“Boas tardes a todos os italianos. Tenho o dever de anunciar oficialmente o regresso da Família Real”. Foi assim que Emanuele Filiberto de Sabóia, neto do último rei de Itália, começou por anunciar na televisão esta quinta-feira, dia 14, que a monarquia voltaria a governar o país. “É hora de regressar para garantir a paz, a confiança e a elegância que são necessárias hoje mais do que nunca”, disse ainda.
O príncipe aparece sentado num escritório de uma sala que aparenta ser de um palácio, um cenário que acentuava a solenidade das suas palavras. As reações a esta publicação, entretanto disponibilizada na conta oficial de Filiberto de Sabóia no Instagram, não tardaram em surgir.
O Instituto Piepoli fez uma sondagem em 2018 sobre se os italianos estariam interessados no regresso da monarquia, ao que apenas 15% respondeu positivamente, sendo que só 8% estariam de acordo com a subida de Filiberto de Sabóia ao trono. Assim, este anúncio do príncipe parecia dar a entender que estaria disposto a fundar um partido de ideologia monárquica, o que não foi do agrado de grande parte da população, até pelas ligações do avô deste, Vítor Emanuel III, rei de Itália entre 1900 e 1946, a Mussolini.
Uma das vozes críticas mais sonantes a este anúncio foi a de Beatrice Borromeo, jornalista italiana e mulher de Pierre Casiraghi, filho de Carolina do Mónaco. “Querido Emanuele Filiberto de Sabóia, até que a tua família pague pelo assassinato de Hamer, falar de um sentido de dever e de elegância é inadmissível”, escreveu. Devido à sua profissão, Beatrice investigou o pai do príncipe Filiberto, Vítor Emanuele, que tinha sido indiciado pelo homicídio do turista alemão Dark Hamer, em 1978 – o mesmo mencionado no seu tweet. Existe a suspeita de que esse homicídio não tenha sido acidental, como o tribunal veio a declarar na altura do incidente, tendo posteriormente absolvido o então filho do rei de Itália.
No entanto, o vídeo de Filiberto de Sabóia não terá passado de uma “brincadeira”, sendo na verdade um ato promocional da nova temporada série The Crown, da Netlflix. Posteriormente, o príncipe italiano publicou outro vídeo, gravado no mesmo local, onde revelou: “o regresso da família real britânica, obviamente”. Ainda assim, Beatrice Borromeo não voltou a emitir qualquer comunicado sobre o tema nem Filiberto de Sabóia respondeu à mulher de Pierre Casiraghi.
Veja os vídeos partilhados por Filiberto de Sabóia!