A rainha Isabel II e o príncipe Philip celebraram, esta quarta-feira, 20 de novembro, 72 anos de casados. Mas, ao contrário do que seria de supor, os dois passaram o dia separados.
É que a monarca inglesa teve a agenda cheia de compromissos. De acordo com o correspondente da realeza, Richard Palmer, Isabel II deslocou-se à capital para cumprir diversos deveres reais enquanto o duque de Edimburgo ficou em casa, em Windsor. Desde que se retirou da vida pública, é raro ver em público o marido da rainha.
Recorde-se que Isabel II e Philip de Mountbatten se conheceram quando a monarca tinha apenas 13 anos, durante uma visita da família real britânica à Grécia. O Duque de Edimburgo, membro da família real grega, estava encarregue de fazer a Isabel uma visita guiada ao Darmouth Naval College. Nesta altura ter-se-ão apaixonado e começaram a trocar cartas de amor.
O noivado surgiu de uma forma pouco usual para a época, Philip pediu Isabel em casamento em segredo uma vez que a união em tão tenra idade não era aceite pelo então rei inglês.
Em 1947 o aval surge e ambos acabam por se casar, seis anos antes de Isabel II ter que assumir o trono, com apenas 27 anos. A cerimónia, em Westminster há precisamente 72 anos, juntou mais de 2000 convidados provenientes de várias partes do mundo.
Recorde alguns dos melhores momentos da boda!
Recorde aqui alguns detalhes do dia do casamento da rainha Isabel II e do marido!