Morreu esta quarta-feira, 8 de janeiro, a infanta Pilar. A irmão do rei emérito Juan Carlos faleceu rodeado pelos seus familiares.
Os seus cinco filhos – Simoneta, Juan, Bruno, Beltrán e Fernando Gómez Acebo – estiveram ao seu lado até ao fim, particularmente desde o passado dia 5, data em que foi internada na clínica Ruber Internacional devido a um agravamento do seu estado de saúde.
A infanta Pilar já tinha sido diagnosticada com um cancro do cólon, devido ao qual foi submetida a diversos tratamentos.
Conhecida pelo seu carácter resiliente, enfrentou os seus problemas de saúde sempre com integridade e sentido de humor. Em fevereiro de 2019 foi hospitalizada de urgência em Maiorca, onde se encontrava a passar alguns dias de férias, tendo sido transferida para Madrid, onde viria a ser submetido a cirurgia aos intestinos.
Nos meses seguintes marcou presença em diversos atos oficiais, inclusivamente depois de ter sido novamente internada por “uma baixa de defesas generalizadas”. Não escondeu o quanto gostaria de ter estado presente durante o primeiro discurso da princesa Leonor, em Girona.