
O rei Carlos Gustavo e a rainha Sílvia da Suécia decidiram que na próxima quarta-feira, dia 4 de março, não irá decorrer o jantar de gala com os representantes do governo, que estava previsto há já seis meses, devido ao surto de coronavírus, que se tem alastrado um pouco por todo o mundo.
A decisão foi tornada pública através de um comunicado emitido pela Coroa. “Pelo bem dos convidados, vai ser adiado o jantar de representação que estava programado para quarta-feira, 4 de março. Nos últimos dias foram descobertos vários casos de infeção pelo novo coronavírus na Suécia. A autoridade de saúde pública estima que o risco de detetar casos de Covid-19 na Suécia é alto, mas que o risco de disseminação geral no país é baixo”, refere o comunicado.
Até ao momento foram detetados 15 casos de coronavírus em território sueco, e ainda que o número não seja muito elevado, os monarcas preferem evitar criar situações de possível contágio, pelo que decidiram adiar o jantar, que ainda não foi remarcado.
Neste evento estava previsto que também marcassem presença os príncipes herdeiros, Victoria e Daniel, além dos príncipes Carl Philip e Sofia. Com esta decisão, a Casa Real sueca torna-se na primeira a adiar eventos devido ao coronavírus, uma atitude que poderá vir a ser seguida por outras Casas Reais.