Em novembro de 1994, a infanta Elena anunciou o seu casamento com Jaime de Marichalar, para a surpresa de muitos, já que o casal não havia falado ao público sobre o noivado. A cerimónia ocorreu pouco tempo depois, em 18 de março de 1995, na catedral de Sevilha, com toda a pompa e circunstância. Mas o relacionamento desgastou-se ao longo do tempo.
Os dois tinham diferentes personalidades: a filha mais velha dos reis de Espanha gostava de acordar cedo e praticar desportos, enquanto o marido apreciava sair a noite. O casal teve dois filhos: Felipe, de 21 anos, e Victoria, de 19. Apesar dos boatos de que estariam a enfrentar uma crise, o casal estava unido quando Jaime teve um derrame cerebral, em dezembro de 2001. Meses depois, o marido da infanta Elena sofreu do mesmo problema e a família decidiu mudar-se para os Estados Unidos. No regresso a Espanha, cada um seguiu o seu rumo.
A separação foi anunciada em 2007, 12 anos após o casamento. O divórcio só foi oficializado em janeiro de 2010. Atualmente, os dois tentam manter um estilo de vida discreto.