
Devido ao estado de pandemia motivado pelo novo coronavírus os reis de Espanha tomaram a decisão de adiar a viagem oficial aos Estados Unidos que tinham agendada para o próximo mês de abril. Felipe VI e Letizia iriam encontrar-se com Donald e Melania Trump no dia 21 do próximo mês. Ainda não foi divulgada a nova data.
A informação foi avançada por Stephanie Grisham, secretária de Imprensa americana, que enviou um comunicado para o Ministério dos Assuntos Exteriores espanhol. “Com o objetivo de permitir que os Estados Unidos e Espanha continuem a dedicar todos os seus recursos e atenção à resposta ao Covid-19, fica adiada a visita de Suas Majestades, o rei Felipe VI e a rainha Letizia à Casa Branca, prevista para 21 de abril”, começa por dizer a declaração.
“O presidente Donald Trump espera proximamente poder receber Suas Majestades nos Estados Unidos. Os Estados Unidos continuarão a trabalhar com Espanha e com o resto dos seus parceiros europeus para minimizar o impacto da pandemia de Covid-19”, conclui.
Ainda não se conheciam em detalhe todos os dados desta viagem, os locais que os reis iriam visitar, ou as reuniões em que participariam. No entanto, estava já confirmado que o casal Trump seria anfitrião num jantar no qual estava previsto que marcassem presença personalidades ligadas à cultura, à arte e ao desporto em Espanha.
Recorde-se que esta será a segunda viagem que os reis de Espanha farão aos Estados Unidos durante a presidência de Donald Trump. A primeira aconteceu em junho de 2018, altura em que os monarcas visitaram Nova Orleães e San Antonio, no Texas.