Isabel II partilhou um comunicado na conta da família real no Instagram, informando que já está em Windsor – onde passará a Páscoa -, acompanhada pelo príncipe Philip, e apelando à mudança de hábitos, para que se proteja a população mais vulnerável, e destacando o trabalho desempenhado por médicos e cientistas.
“Enquanto Philip e eu chegamos a Windsor hoje, sabemos que muitas pessoas e famílias em todo o Reino Unido e em todo o mundo estão a entrar num período de grande preocupação e incerteza. Todos somos aconselhados a mudar as nossas rotinas normais e padrões de vida regulares para o bem das comunidades em que vivemos e, em particular, para proteger os mais vulneráveis dentro delas”, começa por dizer o texto.
“Em momentos como estes, lembro que a história de nossa nação foi forjada por pessoas e comunidades que se uniram para trabalhar como uma só, concentrando os nossos esforços combinados com foco no objetivo comum. Estamos extremamente gratos pela experiência e compromisso dos nossos cientistas, médicos e serviços públicos e de emergência; mas agora, mais do que em qualquer outro momento do nosso passado recente, todos temos um papel de vital importância a desempenhar como indivíduos – hoje e nos próximos dias, semanas e meses”, continua o comunicado.
“Muitos de nós precisarão de encontrar novas maneiras de manter contacto uns com os outros e garantir que os entes queridos estão seguros. Estou certa de que estamos à altura desse desafio. Garanto que a minha família e eu estamos prontos para fazer a nossa parte”, conclui a declaração assinada pela monarca.