Os duques de Sussex recorreram esta sexta-feira, dia 20 de março, à sua conta no Instagram para transmitirem uma palavra de esperança aos seus seguidores, salientando que é normal que por estarem em isolamento se sintam confusos, aborrecidos, ansiosos ou assustados e mostrando formas para combaterem esses sentimentos.
“Com tudo o que está a acontecer há muito para absorver. Muitos de nós podem sentir-se confusos. Ou sozinhos, ansiosos ou assustados … e isoladamente, alguns de nós podem sentir-se aborrecidos ou sem saber o que fazer fora da rotina normal. É perfeitamente normal sentir alguma destas coisas”, começa por dizer o texto.
“O nosso bem-estar emocional é desafiado todos os dias, quer percebamos ou não, mas as nossas vidas geralmente estão cheias de distrações. Agora, com a cobertura constantemente alterada da COVID, todos nos estamos a ajustar a esta nova vida e aos sentimentos que a acompanham”, continua.
“Mas aqui está a coisa boa (porque agora precisamos ouvir coisas boas, certo?): Sim, há isolamento e distanciamento físico, mas não precisa de haver solidão”, continuam, explicando aos britânicos que existem recursos acessíveis à população durante este período de quarentena e que qualquer pessoa pode fazer parte dessa ajuda ou ser ajudada.
De acordo com Harry e Meghan, as associações Crisis Text Line, Shout e Kids Help Phone estão a precisar de voluntários.
“Se estiver em casa e se sentir aborrecido, poderá treinar digitalmente para ser conselheiro e AJUDAR alguém que realmente precise do seu apoio! Que maneira incrível de usar esse tempo. Se se sentir sozinho, oprimido, deprimido ou ansioso, pode escrever para uma dessas linhas e falar sobre isso. Se está num relacionamento abusivo e agora se encontra isolado com seu agressor, esses conselheiros estão lá para si. Não precisa sofrer em silêncio”, continua o texto.
“Para aqueles que não se sentem à vontade para enviar mensagens de texto a um desconhecido, contactem os vossos amigos, familiares e colegas. As chamadas telefónicas e a videoconferências são uma ótima maneira de nos sentirmos mais conectados – perguntem se eles estão bem, digam-lhes como estão (de verdade) e usem esse tempo para realmente ouvir a resposta. Se houver alguém que vocês conhecem com estão preocupados, o vosso texto pode ser aquilo que salva a vida dessa pessoa”, concluem.