Este domingo, dia 22, decorreu a Cerimónia de Graduação da única filha do imperador Naruhito do Japão. Devido à pandemia que o mundo atravessa, o momento sofreu algumas alterações, pelo que a princesa Aiko, de 18 anos, e os restantes alunos do Instituto Gakushuin de Tóquio chegaram ao local usando uma máscara.
Ao contrário do que acontece noutros anos, os pais dos alunos ficaram impedidos de assistir à cerimónia, uma regra cumprida pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako, que não foram vistos no local.
A princesa chegou ao instituto vestida com o uniforme escolar, em tons de azul escuro, ao estilo marinheiro, e posou para os fotógrafos à entrada. Apesar de a situação atual motivada pelo novo coronavírus estar mais controlada no Japão do que na Europa – existem 1128 casos registados no país-, os imperadores optaram por dar o exemplo e permanecer em casa.
Recorde-se que o Instituto Gakushuin de Tóquio, onde a princesa conclui agora o ensino secundário, foi fundado em 1847 com o objetivo de educar os filhos dos nobres japoneses.