A 9 de abril de 2005, o mundo testemunhava o final feliz de uma história de amor ‘amaldiçoada’ durante 35 anos. O príncipe Carlos e Camilla Parker Bowles oficializavam a sua relação, pondo fim a uma autêntica e rocambolesca novela de paixões, traições e intrigas – e até de confissões públicas de adultério em entrevistas televisivas -, conhecida por Camillagate.
Casaram-se primeiro perante os homens, numa cerimónia civil na Windsor Guildhall, a que assistiram apenas cerca de 30 pessoas, entre as quais os filhos de ambos os noivos; depois, perante Deus, num serviço religioso celebrado na capela do Castelo de Windsor, em que foram abençoados pelo arcebispo de Cantuária, e ao qual assistiram cerca de 700 convidados, familiares e amigos de ambas as partes. Nomeadamente, a própria rainha Isabel II, cuja presença esteve em causa até à última hora, pois esta celebração contornou a regra da Igreja Anglicana que permite que duas pessoas divorciadas voltem a casar-se religiosamente, mas apenas se não tiver havido adultério.
Quinze anos passaram, Carlos e Camilla protagonizam um casamento feliz e a ‘poeira’ de um passado turbulento assentou, sendo incontestável o respeito e o carinho que a duquesa da Cornualha tem conquistado junto dos britânicos – e da própria família real – ao longo do tempo,
Veja ainda o vídeo publicado nas páginas oficiais de Carlos e Camila e que mostra imagens de momentos felizes dos duques ao longo dos anos de casamento.