
No domingo, 19 de abril, o Canadá presenciou o pior tiroteio em massa dos últimos 30 anos no país. Pelo menos 16 pessoas morreram no ataque armado que durou 12 horas, na província de Nova Escócia. O atirador, um homem de 51 anos, vestia um uniforme da polícia e conduzia um veículo durante o ataque. Depois de o suspeito ter sido detido, a polícia de anunciou que o homem morreu, sem esclarecer se foi morto.
Nesta terça-feira, 21 de abril, dia do aniversário da rainha Isabel II, a monarca decidiu emitir um comunicado direcionado ao povo da província de Nova Escócia. Publicado nas redes sociais, o texto diz:
“O príncipe Philip e eu estamos profundamente tristes pelos eventos em Nova Escócia, e enviamos as nossas condolências aos familiares, amigos e colegas daqueles que perderam as vidas.
Também prestamos tributo à bravura e sacrifício dos oficiais da Royal Canadian Mounted Police e outros serviços de polícia que responderam a estes devastadores ataques, e aos serviços de emergência que deram apoio aos que foram feridos e afetados.
Nossos pensamentos e orações estão com o povo de Nova Escócia e todos os canadianos neste momento trágico”