Depois de quase três meses sem aparecerem em público devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a princesa Leonor e a infanta Sofía de Espanha voltam a aparecer esta quinta-feira, dia 23 de abril, para assinalarem o Dia do Livro.
A partir do palácio da Zarzuela, onde os reis e as filhas continuam em isolamento social, as duas irmãs participarão na já tradicional leitura continuada do livro Dom Quixote. Além disso, a Casa Real informou que Leonor e Sofía enviarão ainda uma mensagem mais pessoal, dirigida aos jovens, um momento que decorrerá após a leitura.
E se para Leonor ler em público é algo que já não é uma novidade, estas duas leituras são uma estreia para a filha mais nova de Felipe VI e Letizia, que fala pela primeira vez para milhares de pessoas a apenas seis dias de celebrar o seu 13º aniversário.
Como tem acontecido anualmente, o Círculo de Belas Artes organizou uma nova edição da leitura de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, que desta vez será emitida online, a partir das 18h (17h em Lisboa). Neste momento participarão não só a princesa e a infanta, como também diversas outras personalidades espanholas, como a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, ou o ministro da Cultura e do Desporto, José Manuel Rodríguez Uribes, entre outros.
Duas horas após a leitura, perto das 20h em Madrid, e coincidindo com o aplauso solidário de milhares de espanhóis aos profissionais de saúde, Sofía terá a sua segunda estreia do dia onde, em conjunto com a irmã, irá ler uma mensagem dirigida aos mais novos que, tal como elas, têm estado em casa desde que o governo decretou Estado de Emergência.