Livros que cabem na palma da mão. Literalmente! E foram feitos especialmente para a casa de bonecas da então rainha Maria, a mulher do rei George V, avó de Isabel II. São mais de 600 “mini obras” que compõem a biblioteca: uma coleção completa de obras de Shakespeare, um conto de Sherlock Holmes escrito por Sir Arthur Conan Doyle exclusivamente para a biblioteca real, a autobiografia do criador de Peter Pan, J.M. Barrie também escrita especialmente para entrar nesta coleção e até um manual sobre cirurgia de bonecas. Mais de 160 escritores importantes da época contribuíram com suas obras para a “mini” coleção da realeza.
A casa de bonecas da rainha Maria foi construída entre 1920 e 1924 pelo arquiteto Edwin Lutyens e tem o contributo de mais de 1.500 artistas da época. “Da vida por debaixo das escadas até a alta sociedade do salão de jantar principal, uma biblioteca cheia de obras originais escritas pelos principais nomes da época, até uma adega completa e jardim criado por Gertrude Jekyll, nada foi esquecido”, diz o site da Royal Collection Trust. A casa está totalmente mobilada, tem eletricidade, água quente e fria e elevadores que funcionam.
A casa de bonecas está atualmente sob os cuidados da Royal Collection Trust, que faz a manutenção de todos os objetos em miniatura com muito cuidado. Veja no vídeo.