Desde que foi decretado o confinamento em Espanha, os reis Felipe VI e Letizia adaptaram a sua agenda oficial a esta nova situação que o mundo atravessa. Desde então, foi possível ver os monarcas em teletrabalho a partir do palácio da Zarzuela, em algumas situações juntos e noutras em separado, fazendo videochamadas para conhecer em primeira mão a forma como estava a ser vivida a situação nos hospitais e organizações que prestam apoio aos mais vulneráveis neste tempo de pandemia.
Além disso, os reis saíram, ainda que muito poucas vezes, para seguir mais de perto o trabalho dos serviços de emergência ou da Cruz Vermelha, que a rainha visitou há apenas uma semana.
Com a situação um pouco mais controlada, a pouco e pouco tem havido um retorno à nova normalidade e Felipe VI e Letizia estão agora a retomar a sua agenda oficial. Esta segunda-feira, dia 18 de maio, o casal real esteve na apresentação do Relatório Cotec 2020, um momento que também contou com transmissão online, e onde estiveram presentes muito poucos participantes, todos separados por alguns metros de distância.
Os reis chegaram ao evento de máscara e luvas, seguindo as diretrizes da OMS, e junto a eles estiveram outras autoridades locais como Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madrid, e José Luis Martínez Almeida, presidente da Câmara Municipal.