Felipe e Letizia conheceram-se em meados de 2002, mas viveram o romance longe dos olhares indiscretos até 1 novembro de 2003, data em que a Casa Real espanhola emitiu um comunicado a anunciar o noivado.
Os noivos trocaram alianças dia 22 de maio de 2004, na imponente catedral de La Almudena, em Madrid. Uum casamento a que assistiram mais de 1200 convidados e que cerca de 25 milhões de espanhóis puderam seguir pela televisão. E todos eles aguardavam para ver como seria o vestido de noiva da ex-jornalista.
Letizia usou um modelo desenhado por Manuel Pertegaz, Um modelo de clara inspiração sevilhana, marcado logo de início pela gola e pelo decote marcado em V, a que se juntam as mangas compridas, tornando este vestido muito diferente dos de outras noivas reais. Estruturado, o modelo era feito de seda natural, apresentava bordados no final no decote, nas mangas e na saia, com motivos como flor de lis, espigas de trigo e flores trabalhadas em ouro. A imensa causa e o véu estilo mantilha ajudaram a criar uma imagem de ainda maior impacto.